O Governo de Moçambique (GdM) está a formular o Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias de Valor Agro-Alimentares (PROCAVA) a ser implementado em 75 distritos de todo País, através do qual pretende-se consolidar e expandir as iniciativas do Projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores do Maputo e Limpopo (PROSUL). O PROCAVA será financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e implementado pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA), através do Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA).

Com vista a contribuir para a melhoria da produção, productividade, qualidade, acesso ao mercado e resiliência climática para os pequenos produtores de Hortícolas, o Governo de Moçambique (GdM) está a formular o Projecto de Melhoramento e Reabilitação de 355 hectares do Regadio da Moamba - Bloco 1, no Distrito da Moamba, Província de Maputo, para beneficiar 100 pequenos produtores.

O Projecto PROSUL no regadio de Mafuiane, Distrito de Namaacha, intriduziu três sombrites (estufas), de produção definitiva de hortícolas. As estufas introduzidas no âmbito deste Projecto, servem ao mesmo tempo de unidades de transferência de tecnologias e de aprendizagem em aspectos de planeamento e gestão de negócios que tem a finalidade de dotar os produtores de técnicas de negociação no acto da comercialização da sua produção.

O Projecto PROSUL realizou a primeira cerimónia de entrega de 2,912 títulos de Direito de Uso e Aproveitamento da Terra, aos beneficiários do Projecto na cadeia de valor de mandioca, nos distritos de Massinga e Morrumbene. A Cerimónia foi dirigida pelo senhor Ministro da indústria e Comércio, Max Tonela, no quadro do lançamento da Campanha Agrária 2016/2017, tendo feito uma entrega simbólica a lideres comunitários.

PROSUL Troca Experiência em Boas Práticas de Adaptação com Técnicos de 9 Países que tem Projectos Financiados

pelo FIDA e ASAP.

De 6 a 19 de Novembro de 2016, Moçambique recebeu através do PROSUL, uma delegação composta por cerca de 30 especialistas provenientes de 9 países de África, América Latina e Europa, designadamente, Botswana, Malawi, Uganda, Tanzania, Rwanda, Ethiopia, Kenya, Italy e Chile. Estes especialistas, vinham em representação dos projectos financiados pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Programa de Adaptação da Agricultura Familiar (ASAP), numa acção organizada em coordenação com a PROCASUR desiganada Learning Route ou Rota de Aprendizagem. De referir que o presente Learning Route, decorreu para além de Moçambique, em Rwanda, sendo que o seu propósito tinha a ver com a elevação da consciência e apropriação de adaptação das comunidades na redução de impactos negativos na produção e pós-colheita.

Financiadores

ifad

Governo de Moz