Cobertura geográfica

A área geográfica da componente de Serviços Financeiros é constituída pelos 19 distritos de actuação do Projecto.

Grupo alvo

O grupo-alvo da Componente de Serviços Financeiros são os pequenos produtores e outros actores das cadeias de valor. Entretanto, ao nível da sub-componente do PIOTAF, o grupo-alvo são as instituições financeiras da área do Projecto, as quais deverão prestar serviços financeiros adequados aos pequenos produtores e outros intervenientes das cadeias de valor.  

Principais Intervenções

As principais acções nesta componente incluem:

  • Desenvolvimento de organizações comunitárias de poupança e empréstimo (ASCAs);
    No âmbito da componente de Serviços Financeiros do Projecto, a Subcomponente de Promoção de Grupos de Poupança e Credito (ASCAs) e Educação Financeira tem como objectivo apoiar os pequenos produtores, sem acesso ao sistema financeiro formal, a estabelecer Organizações Financeiras de base Comunitária por si geridas, bem como assegurar a ligação destas organizações com Instituições Financeiras formais, e melhorar a literacia financeira e gestão financeira. As acções de Educação Financeira irão abranger também algumas Micro, Pequenas e Médias Empresas envolvidas nas cadeias de valor do Projecto.

    ASCAs1   ASCAs2
     
  • Assistência Técnica às Instituições Financeiras (PIOTAF);
  • Operacionalização da Linha de Crédito (LoC);
  • Operacionalização do Fundo de Garantia (LGF);
  • Gestão de Conhecimento, Treinamento do Staff, Coordenação e Supervisão, (USF/FSU).

Mecanismos de Implementação

As sub-componentes de ASCAs, PIOTAF, Linha de Crédito e Fundo de Garantia serão implementados pelos Provedores de Serviço contratados por meio de concursos públicos. A sub-componente de Unidade de Serviços Financeiros é implemetada pela Equipa de Gestão de Projecto (EGP/PMT).

 

Financiadores

ifad

Governo de Moz