No ano de 2016, o PROSUL solicitou a Direcção Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural da Província de Maputo para a realização da Pre-Avaliação do Impacto Ambiental no regadio do Bloco I de Moamba, o qual concluiu que o regadio situava-se na Categoria A, ou seja, deve ser sujeito a um Estudo de Avaliação Ambiental. Na sequência, e pretendendo dar seguimento a esta orientação, o PROSUL lança o concurso para contratação de uma consultoria para a condução de um Estudo de Impacto Ambiental para a reabilitação e expansão do regadio de Moamba, Bloco I. Confira o anexo.

O Projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores do Maputo e Limpopo (PROSUL), pretende recrutar um Assistente de Monitoria e Avaliação & Gestão de Conhecimento para reforçar o seu quadro de pessoal. A necessidade tem como mote o cumprimento das Acções Acordadas entre o Governo de Moçambique e o FIDA aquando da realização do exercício de Revisão de Meio Termo do Projecto que teve lugar entre finais de Novembro e princípios de Dezembro de 2016. Por detrás desta recomendação está o facto de na sua estratégia de implementação, o PROSUL actuar por via de provedores de serviço que gerem de forma directa a realização de actividades nas suas diversas componentes nomeadamente, Horticultura, Mandioca, Carnes Vermelhas, Serviços Financeiros e alguns asuntos transversais como Segurança de Posse de Terra. Isto, pressupõe uma maior geração de informação/dados sendo que a necessidade de sua gestão eficiente afigura-se como um aspecto vital e estratégico. Para mais informação consulte a edição da quinta-feira 23 de Março de 2017, do Jornal Notícias. 

Após a obtenção da Não Obejeção do Findo Internancional para o Desenvolvimento da Agricultura (FIDA), para a contratação de Especialistas para as cadeias de valor de Mandioca e Carnes Vermelhas, o Projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores do Maputo e Limpopo (PROSUL), lançou o concurso para a contratação de dois especialistas sendo um para cada cadeia de valor. Estes especialistas estarão baseados na cidade de Xai-Xai e irão preecnher o quadro do pessoal da Equipa de Gestão do Projecto (EGP). O concurso representa o cumprimento da orientação da última Missão Conjunta do FIDA/GoM realizada de 28 de Novembro a 9 de Dezembro de 2016, a mesma que esteve voltada para a Revisão de Meio-termo do Projecto. O prazo para a submissão de candidaturas é de 10 de Março de 2017. 

O IFAD, autorizou o PROSUL para prosseguir com o lançamento do concurso que irá culminar com a selecção do empreiteiro para a reabilitação de 196ha do regadio de Mafuiane, dsitrito de Namaacha. O referido regadio irá beneficiar a um total de 100 produtores entre homens e mulheres e estará dedicado a produção de hortícolas diversas tais como repolho, cenoura, couve, pepino, salsa, beterraba, entre outras.

 

Financiadores

ifad

Governo de Moz

Copyright © 2017 PROSUL. Todos Direitos Reservados.

Desenho e Implementação: DotCom