Melhorar os meios de sustento e a resiliência às mudanças climáticas ao nível dos pequenos produtores nos distritos seleccionados dos corredores do Maputo e Limpopo. Portanto, o desempenho do PROSUL é também baseado no aumento da resiliência climática do grupo-alvo, ou seja, das 20.350 famílias.

A promoção das intervenções de Adaptação às Mudanças Climáticas tem em vista melhorar a resiliência climática dos pequenos produtores envolvidos nas três cadeias de valor (Horticultura, Mandioca e Carnes Vermelhas) e criar capacidade ao nível do MASA em matérias de adaptação às mudanças climáticas.

Financiadores

As intervenções de Adaptação às Mudanças Climáticas (AMC) promovidas pelo PROSUL são financiadas através de uma doação do Programa de Adaptação da Agricultura Familiar (ASAP), num montante de cerca de 4,91 Milhões de Dólares Americanos.

Principais Intervenções

Componente de Horticultura

Na Componente de Horticultura, o desafio é de contribuir para a produção intensiva de hortícolas durante todo o ano, contrariando a situação actual em que a produção de hortícolas baixa durante a época quente.


Principal intervenção em curso nesta componente:
• Promoção de produção em ambiente protegido – através do estabelecimento de sombrites;

horticultura sombrites

 

 

 

 

 

 

• Promoção de uso de variedades adequadas para produção no verão em ambiente aberto e no ambiente protegido.

horticultura ambienteaberto

As variedades produzidas nas sombrites para além de serem tolerantes ao calor, têm um valor comercial elevado. Com a intervenção do PROSUL, os pequenos produtores já são capazes de produzir pimento colorido (vermelho e amarelo) e pepino inglês para comercializarem em mercados especializados.

O desafio para os próximos tempos é de aumentar em escala a produção de hortícolas em ambiente protegido, expandindo as infra-estruturas para outros regadios que ainda não se beneficiaram.


O uso ineficiente da água para rega tem sido um dos factores limitantes da produtividade e dos altos custos de produção. Para contrariar este cenário, o PROSUL está a promover o uso de rega gota-a-gota através da sua instalação nas redes de sombreamento. Esta tecnologia será também adoptada para a produção em ambiente aberto, principalmente em pequenos regadios.

Mecanismos de Implementação

Para além de dos provedores líderes de serviços de Horticultura, Mandioca e Carnes Vermelhas, que lidam directamente com os produtores na transferências destas tecnologias resilientes ou de adaptação, o processo de sido orientado do ponto de vista institucional pelo Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, através das direcções nacional bem como de instituições subordinadas tais como Direcção Nacional de Veterinária, Direcção Nacional de Agricutlrura e Silvicultura, Instituto de Investigação Agronómica de Moçambique.

IIAM através do Laboratório de Bioptecnologia – para a produção/multiplicação da semente do melhorador;

IIAM Unidades de pesquisa de Chókwè, Maniquenique e Inhacoongo – para a produção/multiplicação da semente básica;

 

Financiadores

ifad

Governo de Moz